sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Carta para a paz




Enquanto organizava essas ricas cartas, pensei.
Não existe melhor profissão do que aquela que recebe a criança no mundo, o médico.
Não existe melhor exercício de vida do que acompanhar o crescimento de uma criança, a família.
Não existe maior presente do aquele que pode ensinar e aprender enquanto essa criança cresce se descobre e redescobre um ser humano.
Finalmente não existe maior presente do que ver alguém que parte dessa vida depois de uma longa jornada agradecida por ter seu trabalho cumprido, por ver seus frutos brotarem.
Quando isso não acontece no final de uma jornada é porquê parte da jornada foi desperdiçada por tolices,vaidades e dificuldade e exercer a realeza do que é viver.

Ivone Gonçalves


As crianças fizeram essas cartas em seus grupos.
A riqueza detalhada da obra fica guardada  comigo.
Expus um pedacinho do tesouro que tenho em mãos.


obrigada a todos

Ivone

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fase 4 Aprender a fazer- Poder




Construir uma mandala com material reciclado, grãos, folhas, galhos etc. de    Escrever a carta da paz (O grupo pode escrever juntos uma única carta, ou cada um escreve, e escolher uma para entregar)




As crianças minha maior fonte de inspiração
Ensinam-me  ao mesmo tempo que aprende comigo ,mudam e me mudam , ficam na lembrança quando o ano termina e uma coisa chamada tempo passa.
Na escola coabitamos com a família e todas as regras de uma sociedade.
As crianças principais alvos de tudo isso, nos observam, uns gostam outros não , uns são amorosos outros não, uns não aprenderam a amar, compartilhar e viver em grupo, outros logo cedo aprendem o que é generosidade .
E a malicia típica brasileira, esta todos conhecem .

                                                                  Inspirações Ivone Gonçalves






Acabei me juntando a linda exposição da professora Rochelly de Geografia





Ainda vem por aí  CARTAS DA PAZ

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO

Ivone Gonçalves

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fase 3 aprender a aprender , visão

  VÍDEO A HISTORIA DAS COISAS






Respondemos em grupo as 5 questões, são elas:
1)Quais a ideias transmitidas?
2) O que chama mais atenção?
3) Qual o tipo de sociedade apresentada?
4) Quais os valores apresentados?
5) Esses valores dizem respeito a uma cultura da paz? Por que?

Como estamos em processo de gincana, eu observo a equipe que teve mais clareza na elucidação das respostas.
Percebi que houve dificuldade geral na questão de numero 3 , pois, os alunos não "sabem" o que é uma sociedade, deixei que escrevessem   sem minha interferência .

As questões foram extraídas de:


Diskin, Lia :Paz, como se faz?: semeando cultura de paz nas escolas /
Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman
Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas
 Athena, 2002.



Ivone Gonçalves 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fase 1 e 2

Lembrando...

Fase 1  Dividir a sala em quatro grupos que constituirá equipes da gincana aprendente, AR , AGUA, FOGO E TERRA , CORES:  AMARELO , VERMELHO, VERDE, AZUL.( viver em grupo)

 Fase 2  Cada equipe deve elencar em folha de sulfite ou cartolina as habilidades de cada membro da equipe e apresentar a sala (  suporte para harmonia e bem estar do  grupo)




Depois da Fase um desafio para as equipes: Montar mandalas humanas 












E como sempre o resultado foi surpreendente.


Ivone Gonçalves 

domingo, 5 de agosto de 2012

Gincana aprendente





Gincana aprendente 

Fase 1  Dividir a sala em quatro grupos que constituirá equipes da gincana aprendente, AR , AGUA, FOGO E TERRA , CORES:  AMARELO , VERMELHO, VERDE, AZUL.( viver em grupo)

 Fase 2  Cada equipe deve elencar em folha de sulfite ou cartolina as habilidades de cada membro da equipe e apresentar a sala (  suporte para harmonia e bem estar do  grupo)

Fase 3 Aprender a aprender - Visão
Assistir o vídeo Historia das coisas, slides rio+20.
Desafio: responder algumas perguntas de percepção do vídeo e dos slides .   50 pontos.

Fase 4 Aprender a fazer- Poder
Construir uma mandala com material reciclado, grãos, folhas, galhos etc. de   1 m2. Escrever a carta da paz (O grupo pode escrever juntos uma única carta, ou cada um escreve, e escolher uma para entregar)
100 pontos

Fase 5 Aprender a conviver – sabedoria
Jogo de conhecimento ( QUIZ )
Temas – Sustentabilidade, destino do lixo , coleta seletiva, 3 Rs 
200 pontos

Fase 5 Aprender a ser – Amor
Obra prima : Construir objetos decorativos, utensílios domésticos , brinquedos ( com material reciclado) , Ou uma cena de teatro , musica ou dança( com o tema paz)
200 pontos




Alunos do sexto ano , turmas A e B ( antiga quinta serie) 


A Gincana Aprendente foi inspirada em: Beatriz Campos, James McSill. Atividades do  FESTJOVENS – LITERATURA E AUTODESENVOLVIMENTO

 Ivone Gonçalves