domingo, 24 de abril de 2011

Dinâmica de relacionamento

Em uma das dinâmicas de apresentação promovidas pela coordenadora em meados de 2004 que era mais ou menos assim, com um carretel, jogava-se o cordão segurando uma parte da linha, daí todos ficavam com linhas do cordão cruzando em varias direções, a cada um que recebia o carretel tinha que falar de si se apresentar ao grupo e em seguida segurar a linha e jogar ao outro.

Uma dinâmica eficaz, onde mostra que todos dependem uns dos outros e estamos juntos.

Minha surpresa foi, ver uma professora da minha área disciplinar que tinha acabado de ingressar como efetiva e que inclusive com mestrado em educação ambiental.

Responder ao receber o carretel. Eu sou, disse seu nome e continuou, estou aqui e nunca dei aulas antes, passei no concurso e pretendo agora trabalhar na educação.Perfeito até então, se não continuasse seu discurso que me deixou de boa aberta.

Eu não gosto de gente, dizia ela, gosto de animais.

Fiz mestrado em educação ambiental por isso, por não gostar de gente.

Estou em frente à mesma com um sorriso pra lá de amarelo, e com meus questionamentos.

Para gostar de um animal é necessário amar, sentir amor.

Como podemos limitar este amor?

Como podemos definir o amor?

Como podemos ser o impedidor da própria essência de Deus em nós?

Se amarmos as pessoas e não amamos os animais, não estamos sendo completos em e vice-versa.

Como podemos ensinar uma pessoa que já tem um nível de instrução elevada, que sua base existencial tem problemas?

Que o simples esta desequilibrado.!

Como podemos colaborar para que pessoa se encontre dentro de si mesma?

Fiquei atônita alguns segundos e tentando ter meu sorriso cor de rosa de volta. Depois deste evento tentei me aproximar desta professora e mostrar que os alunos não eram animais e nem animais eram humanos, porém podemos amar igualmente todos.

Não tive muito sucesso, pois na sua testa estava estampado tenho Mestrado e de nada preciso.

Final da historia.

Texto extraído do livro dimensão de ser feliz ( em construção)

Um comentário: