sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As mandalas





Como sou ousada, este ano, mais uma vez, estou me reinventando.
Comecei com construção de mandalas,  com a intenção de ativar  a criatividade, coisa que normalmente não acontece na escola.
Ousadamente sem muitas explicações teóricas, nem filosóficas e muito carinho solicitei aos alunos que entrassem em contato com seu coração e fizessem uma madala, que é um desenho partindo do centro para a fora, pedi que fizessem com calma curtindo cada parte de seu desenho, disponibilizei minhas canetinhas e alguns lápis de cor, setaram em bancadas,  como uma grande mesa cooperativa.



Mostrei algumas madalas que faço, pois, nestes tempos, vivenciei esta maravilha que é a construção de mandalas.
Andei me intuindo que antes de partir para a construção dos Mapas Conceituais, que é meu objetivo, poderia utilizar dessa grande ferramenta como abertura da criatividade e foco, e experimentalmente lá fui eu na primeira , segunda e enfim todas as salas.
A cada sala uma grande surpresa, houve colaboração, aceitação e desenvoltura na construção.
Tiveram muito mais facilidade que uma professora amiga minha que também resolveu fazer.
Veja,  como nós ainda estamos longe de compreender o campo de possibilidades que as crianças tem.






Conversando com um aluno que me pergunta: Minha mandala tá estranha, feia ? respondo. Não, esta linda, não tem bonita nem feia todas são lindas. 
Ele: Todo professor tem essa mania de falar que tudo esta lindo quando não é bem assim , porquê vocês não podem ser mais sinceros. Me responda de verdade, ninha mandala está estranha ?
Eu: Sim,esta mesmo, mas isso não significa que é feia, e você pode melhorar com o lápis de cor.
Ele: Obrigada , agora sim.


É uma dadiva poder participar de tudo isso na vida de uma criança, seja ela pequena ou adolescente.


Ivone Gonçalves





5 comentários:

  1. A terceira mandala é de uma criança um pouco perfeccionista, mas que ainda não se conhece. Deve ser uma criança muito linda, mas um pouco geniosa às vezes.

    A criança da quinta mandala talvez tenha algum problema com os pais e acho q precisa de um pouco mais de atenção e de cuidados, pois ela é um pouco mais confusa q as outras crianças. Embora os pais dela sejam boas pessoas, a criança é super dotada e talvez eles não saibam como agir com ele as vezes.

    Deixem a criança da ultima mandala continuar fluindo livremente, pois ela tem um futuro brilhante e agora já tem a consciencia muito expandida.

    essas foram as mandalas q mais me chamaram atenção...
    bjs ivone
    t amo muitão

    ResponderExcluir
  2. a ultima mandala a historia é pra lá de bonita , e acertou na mosca todas , muito obrigada pela participação...Em breve posto as historias

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, obrigada Ivone por nadar contra a maré! Com mais pessoas nadando juntas logo conseguiremos mudar a direção da humanidade rumo à verdadeira Educação. Interessam-me os Mapas Conceituais, estou começando a faculdade agora, licenciatura em Artes e com certeza vou levar mudanças para onde for. Acompanhando o blog, bj!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cassia pelo carinho, tamu junto . rs

    ResponderExcluir
  5. Minha querida amiga, fico orgulhosa de vc continuar o nosso sonho, trazer de dentro para fora do nossos educando, o sentimento, a sensisibilidade e a visão de mundo, contrário do q faz a sociedade q tenta imbutir de fora para dentro seus conceitos, suas vontades e visão. Obrigada por continuar acreditando na transformação e em sua grandiosa riqueza. bjs

    ResponderExcluir