Como sou ousada, este ano, mais uma vez, estou me reinventando.
Comecei com construção de mandalas, com a intenção de ativar a criatividade, coisa que normalmente não acontece na escola.
Ousadamente sem muitas explicações teóricas, nem filosóficas e muito carinho solicitei aos alunos que entrassem em contato com seu coração e fizessem uma madala, que é um desenho partindo do centro para a fora, pedi que fizessem com calma curtindo cada parte de seu desenho, disponibilizei minhas canetinhas e alguns lápis de cor, setaram em bancadas, como uma grande mesa cooperativa.
Mostrei algumas madalas que faço, pois, nestes tempos, vivenciei esta maravilha que é a construção de mandalas.
Andei me intuindo que antes de partir para a construção dos Mapas Conceituais, que é meu objetivo, poderia utilizar dessa grande ferramenta como abertura da criatividade e foco, e experimentalmente lá fui eu na primeira , segunda e enfim todas as salas.
A cada sala uma grande surpresa, houve colaboração, aceitação e desenvoltura na construção.
Tiveram muito mais facilidade que uma professora amiga minha que também resolveu fazer.
Veja, como nós ainda estamos longe de compreender o campo de possibilidades que as crianças tem.
Conversando com um aluno que me pergunta: Minha mandala tá estranha, feia ? respondo. Não, esta linda, não tem bonita nem feia todas são lindas.
Ele: Todo professor tem essa mania de falar que tudo esta lindo quando não é bem assim , porquê vocês não podem ser mais sinceros. Me responda de verdade, ninha mandala está estranha ?
Eu: Sim,esta mesmo, mas isso não significa que é feia, e você pode melhorar com o lápis de cor.
Ele: Obrigada , agora sim.
É uma dadiva poder participar de tudo isso na vida de uma criança, seja ela pequena ou adolescente.
Ivone Gonçalves
A terceira mandala é de uma criança um pouco perfeccionista, mas que ainda não se conhece. Deve ser uma criança muito linda, mas um pouco geniosa às vezes.
ResponderExcluirA criança da quinta mandala talvez tenha algum problema com os pais e acho q precisa de um pouco mais de atenção e de cuidados, pois ela é um pouco mais confusa q as outras crianças. Embora os pais dela sejam boas pessoas, a criança é super dotada e talvez eles não saibam como agir com ele as vezes.
Deixem a criança da ultima mandala continuar fluindo livremente, pois ela tem um futuro brilhante e agora já tem a consciencia muito expandida.
essas foram as mandalas q mais me chamaram atenção...
bjs ivone
t amo muitão
a ultima mandala a historia é pra lá de bonita , e acertou na mosca todas , muito obrigada pela participação...Em breve posto as historias
ResponderExcluirMuito bom, obrigada Ivone por nadar contra a maré! Com mais pessoas nadando juntas logo conseguiremos mudar a direção da humanidade rumo à verdadeira Educação. Interessam-me os Mapas Conceituais, estou começando a faculdade agora, licenciatura em Artes e com certeza vou levar mudanças para onde for. Acompanhando o blog, bj!
ResponderExcluirObrigada Cassia pelo carinho, tamu junto . rs
ResponderExcluirMinha querida amiga, fico orgulhosa de vc continuar o nosso sonho, trazer de dentro para fora do nossos educando, o sentimento, a sensisibilidade e a visão de mundo, contrário do q faz a sociedade q tenta imbutir de fora para dentro seus conceitos, suas vontades e visão. Obrigada por continuar acreditando na transformação e em sua grandiosa riqueza. bjs
ResponderExcluir