quinta-feira, 10 de março de 2011

Era uma vez







Era uma vez um lugar chamado escola.
Neste lugar, havia um problema pequeno, bem pequeno.
Os professores pensavam que sua função era apenas passar informação é esta em nada tinha a ver com educar alguém ou se relacionar. Apesar de que, logicamente, por afinidades sempre acaba acontecendo.
Neste lugar, chamado escola os anos se passaram e as coisas começaram a ficar confusas para esses professores.
Não conseguiam fazer o simples, passar informação.
Não perceberam que naquele local houve algo, uma mudança.
Que mudaria toda sua história e sua função.
Essa mudança se deu silenciosa começou devagar e tomou proporções alarmantes para uma escola.
Essa mudança começou fora dela e acabou entrando nela, talvez por isso muitos não perceberam
No mundo fora da escola o tempo se passou mais rápido.
E os Homens seres que passaram pela escola inventaram máquinas, muitas máquinas de diferentes formas.
Essas maquinas e sistemas de informação trazem em um segundo toda informação.
Essa rapidez assustou a escola, pois esta acreditava que a informação deveria ser como que “mastigada e depois engolida” e essas máquinas trazem informação de uma forma que para eles é fria.
Muitos professores nem chegam perto dessas máquinas de informação.
E a informação ficou sem a necessidade de ter um professor, pois a informação pode ser dada de forma fria e imparcial, usando uma máquina.
Os professores agora assustados correm de um lado para o outro sem saber como fazer, neste lugar chamado escola.
As crianças, por sua vez ,não querem receber aquela informação passada pelo professor, sentem até que nem precisam mais dela. Amam as máquinas.
Ao mesmo tempo em que mostram que nem tudo este perdido, que há muito que fazer naquele lugar.
Mostram, todos os dias, que é preciso mudar os rumos da instituição escola.
Que a comunicação efetiva só acontece se antes houver uma relação, coisa que antes nunca precisou.
Os alunos apontam , gritam , fazem muita bagunça.
Mostrando que não querem mais aquilo, que tudo pode ser diferente.
Podem juntos com seus professores fazer o que essas máquinas não podem fazer.
Podem brincar, podem criar situações de diversas formas, onde todos são alunos e professores ao mesmo tempo.
Que nesta relação pode ocorrer um algo novo e todos apreendem ,sem planos, sem tabelas ou cálculos pré estipulados.
Um aprendizado dinâmico que nasce de uma relação de afeto consciente, onde o professor se torna um mestre, não na arte de passar informação, mestres na arte de se relacionar, abrindo de vez aquela asa da coruja, lembram dela ?
A coruja é um símbolo que representa a profissão professor.
Abrir suas asas e voar para o novo.
O novo aluno e a nova escola.
Onde a informação é uma outra história.


Ivone

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