O ano já começou e fiquei presa nos processos de atribuição, composição de jornada e horário e com isso demorou a definir com quem ia “trabalhar” este ano.
Há pedido da diretora, fiquei com os 9º anos (antigas 8º
series), há um desafio aqui, pois quando os alunos chegam neste final de ciclo
apresentam uma apatia e angustia muito grande, desatenção e não
importância a tudo que acontece na ESCOLA, que é de doer o coração.
No meu primeiro dia aula tive muita sorte, me pareceu
haver um certo gosto em me ter como professora e inclusive alguns já haviam tido aulas
comigo em anos anteriores, o que facilita mais o trabalho.
Combinamos criar um novo modelo de aulas que, neste ano, penso em ser com jogos de tabuleiro, mas ainda não sei muito bem como chegar lá e por hora tenho que ir caminhando...
Primeira aula, como sempre, MANDALAS. A alegria de
caminhar para dentro de si mesmo, para o labirinto do seu inconsciente onde a
chave e os segredos estão discretamente guardados. Cabe aqui, uma explicação da
utilização de mandalas como processo de concentração e
abertura de criatividade.
MANDALAS
A mandala é uma arte milenar que permite através de uma gráfica alcançando concentração relaxamento apoio, e meditação. Permite expressar nossa natureza e criatividade. São representações geométricas e simbólicas do universo e de nós mesmos. O mandala significa roda, anel, anel, rotação vórtice, e oferecendo, em sânscrito. Eles são usados desde os tempos antigos, em todos os países do mundo: Índia, China, Tibete, povos nativos da América, Austrália, África...
A mandala é também chamado de "psicocosmograma" e permite que qualquer pessoa usando-a para reintegrar-se no universo unidade da consciência absoluta. É uma forma de terapia de arte. Sua terapêutica e pedagógica permitir a recuperar o equilíbrio, o conhecimento de si mesmo (intuição criativa e interpretação do seu próprio calma criações), tranquilidade e interior (e concentração de tensão conquistar) necessário para viver em harmonia.
Fonte
traduzida
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