segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os Mapas conceituais



Em quase meus 15 anos de uso e pesquisa sobre Mapas Conceituais, ainda sinto-me bastante sozinha, no que se refere à compreensão e complexidade da utilização desta ferramenta em sala de aula. 
Os MC nos mostram com clareza uma visão radiográfica do pensamento do aluno sobre um determinado tema. 
Hoje, os MC fazem parte dos livros didáticos, onde inclusive não contemplam a ideia original do seu autor " Joseph Novak".
E mesmo fazendo parte dos livros didáticos e serem aparentemente conhecidos pelos professores.
Pergunto-me, porque não são utilizados e absorvidos pelos mesmos?
Os alunos gostam, temos retorno positivo, principalmente nas series iniciais, pois, estão menos (afetados) pela escola. 
Todo ano ensino aos alunos, professores e muito de toda esta semente é perdida. Os alunos acabam por utilizar somente comigo, e eu acabo não podendo compartilhar as profundas observações que encontro nos MC. 
Não podemos olhar esta grande ferramenta pela simplicidade de apenas organizar hierarquicamente conteúdos ou ideias, este olhar, além de raso está obsoleto. 
Os MC nos trás com profundidade uma lógica sistemática de como os alunos organizam seu pensamento, o que esta devidamente fixado, e o que em sua forma pensamento é “primitiva” para idade e série. Nos dá uma visão no campo da criatividade ligada a lógica, onde este alunos abrem campos profundos de criação e construção da sua visão de mundo. 
Nós os professores apenas interagimos, quando necessário, ajudando ir além de si mesmo avançando sobre seus próprios limites. 
Os paradigmas devem ser quebrados, porém o sistema educacional trabalha para mantê-los. 
Neste ano inicio aqui uma nova pesquisa e desta vez postarei passo a passo os avanços ou não no meu Blog, para todos possam acompanhar, comentar e interagir. 



Livro em construção ... Ivone Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário