sábado, 8 de maio de 2010

Realise

A Educação transformadora passa pela  comunicação afetiva
“Dimensão da Comunicação é arte de ser gente. De brincar e ser feliz!” Assim a escritora e educadora, Ivone Gonçalves, define a alma de seu livro Dimensão da Comunicação – Um olhar sobre a educação de uma professora da Rede Pública, que relata sua experiência ao longo de 22 anos em sala de aula, além de apresentar projeto que mostra nova metodologia de comunicação entre professor aluno.
Para a escritora o objetivo é mostrar novos rumos à funcionalidade no ato de se comunicar. “A grande problemática da educação está na comunicação. Eu sempre buscava ferramentas para melhorar o conteúdo em sala de aula, no entanto, percebi que o grande nó estava em mudar a  maneira de passar a informação”.
 Segundo Ivone é possível resgatar a essência do professor em um mundo repleto de diversidade. “

 A instituição escola está danificada com tantas ações que mostram resultados negativos, mas, é possível dar um passo: o resgate do professor com ele mesmo. Quando o educador sentir o significado real de sua função, a escola toda muda, toma ciência do seu compromisso com o ser humano que está do outro lado, chamado aluno.”, enfatiza a educadora e ainda ressalta, “quando a comunicação afetiva funcional acontecer a escola muda de 0 para 100 em qualidade.”
Explicando sobre a metodologia da comunicação afetiva funcional, Ivone afirma que este modelo passa pelo sentimento de amor real e positivo. “ Com o mundo que temos hoje, o educador deve ter uma visão holística do seu papel, amar-se para transmitir amor e conhecimento. Quando chegarmos neste ponto, haverá a transformação tão esperada no segmento educacional”
Quando questionada da vocação de um educador, Ivone é enfática. “Nossa função é de trazer almas à luz do entendimento. Não importa o contexto. Não adianta apontar a responsabilidade para o currículo escolar, para os dirigentes de ensino, para o Governo. Não há nada de errado com o currículo escolar, como também, não há nada de certo porque não exerce vida na vida da criança. Quando o contato entre professor e aluno mudar, qualquer currículo é funcional”.

Fones da autora : (13) 3231 1430 (13) 9197 4999
e-mail : ivoneterapia@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário