sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A expressão da alma

Certa vez fui à casa de uma amiga (Silvinha), onde ela carinhosamente mostrou-me seus muitos quadros na parede.
Cada quadro mostrava sua alma.
Essa alma estava expressa nas paredes de sua casa.
Naquela época, eu não me atrevia a escrever, aquela expressão, embora às vezes fugisse da minha compreensão, era como entrar em alguém e saber como sua alma estava no momento da pintura.
Hoje, olhando meus textos vejo que também tenho espalhado por ai expressões de minha alma.
Todas essas expressões são ricas sejam elas, pintura, escrita, artesanato, dança, todas as composições artísticas de alguma forma.
Permitir a expressão plena de sua alma requer um movimento simples de aceitação daquilo que vem de dentro, é suave, não é brusco, nem forçado. Ajuda muito a nos entender por completo, pois extravasa a alma liberta-nos da densidade imposta pela sociedade.
Não sinto de forma alguma que a escola seja ela particular ou não, esteja realmente preocupada com expressões reais e livres das almas.
As escolas por sua vez, fazem um movimento inverso. O de impor dons e não apenas apresentar movimentos artísticos, permitindo assim que aquela criança a partir de sua alma livre possa encontrar sua própria expressão.
Como podemos criar cidadãos críticos se não lhes permitimos a própria expressão livre de quem realmente são em essência?
Ensinar um dom a meu ver é impossível, permitir que um dom natural aflore é o único caminho, o caminho do mestre.

Um abraço saudoso e carinhoso a Silvinha.

Huliel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário