sexta-feira, 4 de junho de 2010

OS COPISTAS

Nossa escola é ótima, perfeita em formar alunos que aprendem rapidamente a arte de copiar. Eles adoram ficar parados horas apenas copiando sem pensar em nada ou pensando em tudo.

Com o advento da tecnologia lançaram os mp3, mp4, mp5 etc. Então, eles podem prazerosamente copiar enquanto escutam música. Isso não é fantástico! Não na terra chamada Escola.

Há uma guerra entre a tecnologia e a escola, que luta bravamente para permanecer nos seus moldes, ou seja, o aluno sentado calado concentrado e copiando da lousa verde escrito com GIZ de difícil leitura, à propósito, sem imagens ou cor.

Que situação infeliz é a nossa querer manter o tempo parado. Digam-me é possível não avançar no tempo? Vejo professores resistindo bravamente a toda e qualquer modernidade, PC, mp3, até mesmo tipos de músicas. Eles ficam lá na escola carregando suas sacolas pesadas de todo tipos de preconceitos e ensinando isso. O que é verdadeiramente o preconceito? Que é muito mais além da cor ou credos.

Ainda bem que agora temos os índigos que chegam aos milhares detonando tudo. Fazendo um trabalho de bombardeamento de tudo isso. Eu me divirto com eles e suas estripulias, suas intervenções nos métodos dos professores e sua capacidade tecnológica invejável. Suas caras de alegria mediante a situação de estresse.

Os copistas são aqueles que não brigam mais, desistiram de si e de nós. São na maioria falsos, porque lhes foi ensinado a serem falsos na escola, dizem que gostam do professor e na verdade nem gostam. Apenas fazem exatamente o que SISTEMA espera deles. Estes são minha grande preocupação, como fazer sair desta hipnose de frustração e medo?

Um comentário:

  1. ... isso me lembrou um dia, eu tinha trancado a faculdade no final de 2003, e em 2005 retornei... no primeiro dia de aula qdo olhei em cima da mesa do computador haviam dezenas de mp3 para gravar as aulas... foi um susto !rsrsrs

    Engraçado como a tecnologia num espaço de tempo tão pequeno já faz uma revolução dessa... existem muitos prós e contras para essa questão.. mas agir com preconceito e proibições sem justificativas lógicas é regredir muitos anos !



    ... de cara nova esse lugar, tá lindo e leve.

    ;)

    ResponderExcluir