Pazear a Educação
Educar para Cultura de Paz e Não-Violência
Mediante as necessidades e demandas de transformação de nosso planeta, e principalmente de nossa sociedade, faz-se essencial o desenvolvimento de novos padrões mentais e de relacionamentos, e que só poderão ser desenvolvidos a partir de uma reformulação dos padrões e das relações educacionais.
Neste modelo, não só conteúdos, métodos e ferramentas do novo padrão, precisam ser transmitidos, mas também, o exemplo, a conduta exemplar, passa a ter predominância nestes novos padrões de relacionamentos.
Assim, no processo educacional da Cultura de Paz e Não-Violência, educadores, estudantes e famílias participam do processo, o diálogo multi-lateral, o desenvolvimento de metas e ações em conjunto, a articulação de diferentes e opostas idéias são elementos do próprio conteúdo e método da educação, ou seja, o participar é uma ferramenta essencial para que este processo educacional ocorra.
Fundamentação Teórica
O material e a apresentação desenvolvidas neste trabalho buscam sua referência no movimento gandhiano, e os ideais e processos dos movimentos de não-violência por ele inspirado.
Destacam-se como bibliografia de base, os trabalhos do filósofo francês Jean-Marie Muller, e do sociólogo e matemático Johan Galtung, cujo trabalho serve de base para as Nações Unidas na área de Resolução de Conflitos. Além, é claro, da obra do próprio Gandhi.
Outro material utilizado é o livro “Mestres da Cultura da Paz” de Vitor Caruso Jr. que aponta trabalhos de pessoas referências nas mais diversas áreas, e que se baseiam em uma Cultura de Paz. Entre os vários depoimentos utilizados neste trabalho, destacam-se os de Zilda Arns, Leonardo Boff, Lia Diskin, Monja Coen, Clóvis Borges (SPVS) e Rodrigo Rocha Loures (FIEPR)
Para material de apoio ao desenvolvimento de atividades, a referência está na Cartilha: “Paz, como se faz?” de autoria de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman.
Trecho extraído do blog http://infomeditativa.blogspot.com/search/label/Paz%20na%20Educação
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