domingo, 13 de fevereiro de 2011

A GERAÇÃO Y : AS CRIANÇAS ÍNDIGO E SUA EDUCAÇÃO





QUEM SÃO ESTAS CRIANÇAS:

Eu diria, a respeito da Educação para as novas gerações denominadas de Geração Y ou Índigos, que eles trazem um DNA modificado ou seja mais ativado e portanto, dons e talentos manifestos que são diferentes de gerações anteriores e isso já nos indica que necessitam de um olhar distinto e de uma atitude por parte de pais, professores e demais adultos, pelo menos mais aberta e receptiva para poderem descobrir e conhecer de verdade quem são e como “funcionam” estas gerações.
A partir de um DNA modificado e mais ativado encontramos que eles apresentam, anatomicamente, os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, já integrados o que faz com que tenham a capacidade inata de ver “o todo” ao invés de ver de forma fragmentada a realidade. Eles trazem com eles a chamada visão holística ou sistêmica como uma habilidade natural. E isso na educação cria um dos importantes pontos de atrito e de estresse entre crianças e professores e entre pais e seus filhos.Pois, funcionando desta forma as crianças necessitam de metodologia de ensino não linear assim como é o funcionamento delas! E o que a metodologia atual oferece, predominantemente? Metodologia linear e visão fragmentada! Além disso, as crianças de agora, como gostamos de chamar aqui em minha região, são multidimensionais e multissensoriais e assim elas precisam de diferentes estímulos, ao mesmo tempo, para se manterem atentas e dedicadas, envolvidas na atividade.elas tem alta quantidade e qualidade de energia além da integração dos dois hemisférios, então, elas precisam fazer várias coisas ao mesmo tempo, é por isso que elas estudam, ouvem música e conversam ao celular com um amigo e ainda falam com a mãe ou com o pai, tudo ao mesmo tempo!!! Muitos adultos se incomodam e brigam com elas, rejeitam esse modo de funcionar mas é assim que elas são, não por serem desorganizadas ou por terem déficit de atenção ou hiperatividade apenas porque “seu projeto original” as capacitou e determinou que nascessem assim! É assim também que vemos estas crianças, desde pequenas abrirem muitos ou todos os brinquedos ao mesmo tempo e ficarem brincando com todos eles e se o adulto que está com elas resolve dizer que vai guardar alguns pois ela nem está brincando com estes, ela afirma logo: mas eu estou brincando com todos! Eu mesma, em meu consultório, tenho observado este comportamento e já o aceito como algo natural. As crianças chegam e abrem todos os brinquedos, mexem com eles, reconhecem e depois andam por toda a sala e exploram todos os cantos e objetos e também sentem a energia que há neste ambiente assim como a energia de quem está ali para atende-los e conversar com eles. É algo natural.

O AMBIENTE NAS ESCOLAS:
Nas escolas não há preparação nem entendimento ainda para aceitar e acolher estas crianças e jovens como eles necessitam e assim está havendo um grande choque e muito estresse. E acontecem numerosas situações graves que vão de desrespeito e humilhação das crianças até o constrangimento delas e dos pais publicamente e o que é pior estas atitudes por parte de professores e escolas estão coagindo muitos pais ainda desinformados e temerosos de irem contra “ o que é ditado como normal”, a darem medicamentos a seus filhos principalmente ritalina ou metilfenidato ( substancia ativa) e também anti-depressivos e anti-psicóticos. Todos este medicamentos tem efeitos colaterais fortíssimos e não há comprovação nenhuma de que façam algum efeito benéfico. A situação é grave, trata-se de um crime o que está sendo praticado com as crianças! Ainda mais que não se trata aqui de doenças das crianças e sim de características evolutivas da espécie humana! Não há o que medicar e sim o que entender e reconhecer para então mudar a forma de se relacionar e os métodos de educação! As crianças de agora precisam ser vistas como manifestação da evolução humana! E precisam ser ouvidas mesmo antes de começarem a falar! Elas precisam ser ouvidas de verdade desde o coração, desde a alma! Aliás, elas provavelmente, falarão mais tarde do que a idade que antes era considerada “normal” pois elas são telepáticas, quer dizer que naturalmente se comunicam de mente para mente não havendo necessidade de palavras. Ouvir e amar estas crianças desde o mais fundo do coração e compreender que elas são diferentes e estão se apresentando aqui diante de nós para nos ajudarem em nosso processo de evolução como humanidade e como planeta. Elas merecem ser vistas com muito respeito e honradas! Necessitam de ajuda para estarem aqui na Terra, de terceira dimensão que é um lugar com condições muito difíceis de se estar. Elas são seres com energia muito sutil e alta sensibilidade e tem dificuldade de “aterrar” ou seja de estar aqui e de compreender algumas regras de funcionamento da terceira dimensão, já que elas são seres de dimensões mais elevadas como a quinta, sexta e sétima dimensão.

A EDUCAÇÃO PRECISA SER INTEGRADORA:
Então precisam de uma educação integradora, inclusiva e amorosa desde o coração e precisam de ajuda para aprenderem a viver aqui na Terra sem perderem seus dons e talentos, sem que estes sejam anestesiados e bloqueados por nossa densidade, ou seja, por nosso estresse generalizado, pela poluição que criamos, pelos nossos desequilíbrios energéticos e emocionais, pela alimentação contaminada de químicos e alergênicos, pelas drogas que damos a eles como a ritalina e outras que só fazem um adestramento e
Impedem que sua maravilhosa energia e suas altas capacidades e talentos se manifestem!!! Estas crianças, diante da situação defasada da educação e escolas em geral e devido a falta de tempo hábil para mudar tudo antes que elas sejam adultos, precisariam da permissão e do incentivo do Estado para que sejam educadas em casa pela família e por sistemas auxiliares criados pela sociedade e governos visando promover o desenvolvimento saudável e equilibrado destas novas gerações. É claro que para isso precisamos que todos se envolvam e repensem nossa organização como sociedade, os sistema de trabalho que precisará flexibilizar horários e se responsabilizar mais para criar condições de trabalho para mulheres e homens que os estimule e que viabilize a que eles estejam mais presentes no lar e com suas famílias, reassumindo os papeis e missão primordial que é a de ser pai e mãe! Enquanto isso não muda estamos vendo grupo em diversos países se organizando e criando instâncias paralelas para atender as crianças de agora, seus pais e avós e para ajudar e orientar aos educadores que já perceberam que o sistema de educação caducou há muito tempo e que está completamente obsoleto.
As crianças de agora representam a construção de uma nova civilização humana, mais evoluída, assim, é natural que elas anunciem e peçam passagem para o novo em todos os sentido! E por mais que muitos setores da sociedade humana resistam a enxergar que nós como espécie humana mudamos, não vai adiantar! A mudança está aí em forma de gente configurando assim o que podemos chamar de o novo paradigma humano.

Ingrid Cañete
Brasil

Um comentário:

  1. Adorei o artigo das crianças desta nova geração Y e vou propor uma discussão entre minhas alunas-educadoras. Um grande abraço!

    ResponderExcluir