sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dividindo...Momento estudo na UNIPAZ





Eis aqui os novos APRENDIZES.
(Buscando um modo diferente para obter a PAZ)
Uma imagem diz mais com menos.


Sou grata por participar com todos da UNIPAZ.


Postado por Consciência Integral às 20:14
http://conscienciaintegral.blogspot.com/


Anjo - FRATERNIDADE

“Veja a humanidade como sua família maior e estenda sua bondade a todos que encontrar”

Carta da transformação

“Minha personalidade está radiante de ABERTURA.”

E assim termina meu terceiro seminário da UNIPAZ - turma VI.

Em meio a auto descobertas, noção de inteireza e uma comunhão com tudo e com todos, vamos tecendo uma rede que passa de uma consciência de quem somos à completude da existência tornando nossas ações um movimento contínuo de paz e uma reintegração com a natureza.

Eu penso que estamos nos “renaturalizando” na Terra.

Quando recebi meu anjo para reflexão particularmente fiquei em dúvida, pois havia em mim um conflito, “uma parte escura” de uma não aceitação com acontecimentos familiares pessoais, onde fiquei com a sensação de nunca ter vivenciado uma família.

Esta “sombra“ permeava minha vida que refletia nas minhas ações e comportamento.

No círculo vivenciado na Dança Circular Sagrada me veio uma percepção interna, o choro se fez presente como uma cura e ao mesmo tempo agradecimento de uma verdade significativa: “Minha família é toda humanidade”.

Embora isto possa parecer lógico e até simples eu compreendi em essência. Compreendi a partir do centro do conflito e isto muda tudo me trazendo para uma nova consciência.

E é neste contexto que os seminários são apresentados na desconstrução e reconstrução de uma nova identidade humana tornando aquilo que vejo em outros aqui a inteireza.

Na Dança Circular sagrada com a Renata pudemos interagir com o nosso corpo, conhecer culturas, religiões, sons e a importância do círculo da “família”, de estarmos juntos, do sentir o outro, do comungar da energia coletiva integrada em um propósito.

A dança circular sagrada a meu ver restaura o sagrado em nós a comunhão com o divino e ao mesmo tempo com a força do circulo.

Podendo ser usada em todos os lugares unindo á todos que dela participam

O Taunay em ciência e espiritualidade nos trouxe com delicadeza e graça através de suas histórias seu jeito simples o que é e como foram montados os conceitos científicos a partir do pensamento gregoriano de Aristóteles.

Eu que particularmente dou aulas de ciência e Biologia e uso toda essa informação cientifica no meu cotidiano foi uma revolução em tudo que faço e acredito.

A partir deste encontro com o Taunay modifiquei toda minha linha de raciocínio ampliando a de todos, na medida do possível.

Hoje, dentro do meu cotidiano como professora da rede pública, trabalho com o que eu chamo de HOLOBIOLOGIA chamando todos para uma reflexão de tudo que nos foi dito ou que esta nos livros.

Embora os alunos não se sejam acostumados a questionar ou refletir sobre determinado assunto. Eu, a partir de minha experiência na UNIPAZ passo o que aprendi e através disto, contribuo para que possam também ver o mundo de um anglo diferente não imposto pelo governo, métodos educacionais, ou currículos.

Dentro da minha prática pedagógica vou tecendo atividades, desafios, questionamentos para que os alunos juntos comigo possam rever seus valores e conceitos. Ao mesmo tempo em que aprendo reconstruo o ensino.

Aprendemos a contextualizar soltar as facetas educacionais fechadas mudando assim a própria ótica de tudo que aí esta.

Venho mostrando pela física quântica como tudo não é o que parece ser. Sempre tecendo construindo junto numa troca continua de aprendiz/mestre.

Todos os seminários vão crescendo em espiral para dentro e para fora de nós e simultaneamente vamos interagindo diferentemente em nosso mundo, na realidade que nos cerca.

Não só a informação que é passada traz uma mutação em nossa vida e sim também como é passada sempre com um convite e não uma imposição como verdade absoluta.

A prática do convite, estou usando nas minhas aulas de Biologia mudando todo contexto de participação dos alunos.

Não imponho minhas verdades, simplesmente participo para que todos possam somar construir, criticar e reconstruir.

Sempre em uma ação, reflexão e nova ação.

Chegamos ao seminário da Lidya - A arte de viver em paz, onde escutei pela primeira vez a palavra Inteireza.

“As guerras nascem na mente das pessoas, logo é na mente das pessoas que devem ser erguidos os balaurdes da paz”

Muito além de apenas aprender viver a paz praticar atitudes de um movimento de paz.

A Dinâmica apresentada por ela Guerra e paz (passado /presente/futuro)

Ofereci para algumas salas do ensino médio que para não tiveram uma visão de futuro com possível mudanças e menos violência.

Ao mesmo tempo em que enquanto eu reflito em um passado longínquo de guerras brutais, os alunos vêem um passado com no máximo cinco anos na Terra.

Fiquei surpresa com a questão temporal das respostas apresentadas.

Isto me fez uma reflexão para uma nova ação em como posso contribuir construindo e ampliando esta visão ainda limitada de um mundo separado, feio e sem “paz”.

Estamos a partir desta questão construindo trabalhos em grupos pesquisando vários segmentos das mudanças que estão ocorrendo no mundo, cada grupo escolhe seu tema, monta um CD apresenta à turma em uma data escolhida por ele e todos refletimos sobre o trabalho apresentado.

Em uma outra dinâmica pude vivificar ser uma folha e partir dessa integração sendo folha pela primeira vez eu senti a reconexão com a natureza.

Estou preparando para oferecer a meus alunos esta mesma conexão através da mesma dinâmica.

Agora, a questão culinária que gerou em mim uma nova maneira de cozinhar, diversificando, inovando através de gostos e sabores, percebo uma diferença a partir da degustação amorosa que fazemos em nosso almoço, como podemos “multiplicar” a alimentação pela variedade.

E assim em uma construção do meu ser e do meu trabalho eu vou caminhando para dentro da proposta da UNIPAZ.

Viver a inteireza.

Ivone Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário