Texto INTRODUTÓRIO
Histórico
Conscientes de que estamos presenciando mudanças sem precedentes nas crianças e jovens de hoje, mudanças que observamos tanto no âmbito físico e fisiológico, como no plano emocional, cognitivo, de conduta, ético e existencial, temos procedido, como uma equipe multidisciplinar, a investigações sobre as mudanças na infância desde o ano 2000, em parceria com mais de 33 países da America Latina e da Europa. Até o momento foram realizados mais de 920 seminários e conferências em tais países, onde pudemos fazer um intercâmbio de nossas observações e investigações. Os resultados deste trabalho estão publicados no livro Pedagooogía 3000, guía práctica para padres, docentes y uno mismo, da editora Ox La-Hun, Espanha-Bolivia (em espanhol, inglês e francês), assim como uma série de 5 mini-livros e 33 cadernos aplicativos. No Brasil foi editado em 2008, pela Editora Noéticus, o mini-livro Pedagooogi a3000 fácil – 13 passos simples para pais, professores e para si mesmo.
Realizamos investigações, campanhas de conscientização e alianças mundiais em diversos idiomas como espanhol, francês, inglês e português. Contamos com uma equipe de profissionais e cientistas para a investigação aplicada (médicos, psicólogos e pedagogos), uma equipe técnica para a produção de material de apoio tanto escrito como audiovisual e digital, dirigido aos adultos educadores e ao público em geral. Estamos atualmente formando núcleos de profissionais capacitados nos temas da nova educação, em vários países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Peru e Uruguai), uma parte da Europa (Espanha, França) e Índia.
Em 2011 estamos realizando uma turnê mundial, com uma série de 77 eventos para enlaçar Ásia, África, Austrália e consolidar a Europa, para que assim possamos ter pontos de ancoragem em todos os continentes. Nosso boletim semanal bilingue é distribuído eletronicamente em 33 países até o momento.
Organizamos uma rede de investigação com a criação de emAne, o enlace mundial parA uma nova educação, junto com a Asociación Adhyayana 22 – educándonos con conciencia, associação sem fins lucrativos de Barcelona, Espanha, e o Instituto Asiri, Centro educativo integral experimental de Lima, Peru, projetando centros de capacitação em vários países em diferentes continentes. Legalmente este enlace mundial está constituído como uma Organização Não Governamental sob o amparo da Lei Chilena, tendo sido depositado em 14 de janeiro de 2011 em Arica, Chile. Os Estatutos da ONG estipulam que esta pode funcionar mundialmente.
Pedagooogia 3000
por Noemi Paymal
● Pedagooogia 3000 é uma sinergia pedagógica, que prioriza a criança de hoje e de amanhã, com suas mudanças, suas necessidades específicas e sua nova maneira de aprender e ser.
● Busca constantemente ferramentas pedagógicas para o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso e integral dos seres humanos.
● É uma pedagogia em expansão, aberta e flexível às mudanças, que renova-se constantemente em concordância com os novos paradigmas do Terceiro Milênio.
● Seu princípio fundamental é o amor universal e incondicional.
● É uma atitude que se trata em entendimento-ação, em constante movimento e crescimento, inclusiva por natureza. Se adapta segundo o entorno social, cultural, econômico e ecológico.
● Propõe reunir e potencializar o melhor das metodologias, procedimentos e técnicas pedagógicas passadas, ancestrais, as de agora e as que estão em formação sempre que estas promovam o desenvolvimento do ser de maneira harmoniosa, afetuosa e integral.
● A Pedagooogia 3000 amplia e instrumentaliza os Quatro pilares da UNESCO, de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser; baseando-se em Oito Pilares:
Pilar 1) Se embasa em novas pautas de aprendizagem e maneira de ser e de visão das crianças e jovens do agora.
Pilar 2) Promove ferramentas bio-inteligentes, bio-mórficas e bio-reconectadoras;
Pilar 3) Incentiva o desenvolvimento bio-integral e a ação (Educação Produtiva)
Pilar 4) Apóia o desenvolvimento integral dos pais e professores.
Pilar 5) Se baseia nas 13 inteligências.
Pilar 6) Dá boas vindas a todos os métodos educativos alternativos.
Pilar 7) Promove as experiências educativas dos povos indígenas originários e a multiculturalidade.
Pilar 8) Aponta o desenvolvimento do Ser e a formação de Sábios.
A qualidade humana é mais importante que a técnica pura ao entrarmos no novo milênio.
Que cada um utilize suas habilidades, atributos e sabedoria e reafirme seu poder pessoal como co-criador responsável.
Noemi Paymal (Bolívia/França) | PEDAGOGIA 3000
Argus Caruso Saturnino (RJ) | ESCOLA DO MUNDO
Impressões RJ- Universidade Santa Ursula
Nenhum comentário:
Postar um comentário