A Situação Global
Os padrões
dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução
dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo
arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos
equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a
pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e é causa de
grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem
sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global
estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.
Seguindo
a sugestão de Berenice Gehlen Adams
com algumas adaptações pedi uma produção de texto escolhendo um dos seguintes
temas: “Solidariedade “, “consumo consciente” ou ” degradação ambiental.”
E enquanto faziam suas produções ouviam “O Sal da Terra”, de Beto
Guedes, como
recurso de sensibilização:
Confesso
gosto dos alunos.
Às
vezes fico na sala dos professores pensando...
Vejo
meus colegas de trabalho tão preocupados em provar que os alunos não aprendem
por isso ou por aquilo.
Às
vezes são rancorosos, às vezes até mesquinhos.
Por
mais que eu fale outra linguagem, ou pense diferente, sinto que sou pouco
ouvida ou entendida.
Na
verdade as justificativas de todos é sempre a seriedade de um trabalho.
Pergunto-me
o que é seriedade? Ser serio?
Ter
obrigação de ensinar?
Se
nisto consiste em esquecer o outro, esquecer o abraço, a ternura, a
brincadeira.
Eu
confesso gosto mesmo dos alunos.
Acho-os
engraçados, estranhos e completamente malucos na construção de seus saberes.
Divirto-me,
fico brava também, mas na maioria das vezes saio da escola rindo de algo que
foi muito engraçado.
Cada
dia tem uma historia diferente, uma novidade.
Às
vezes, sou ouvida por alguém, daí acontece algo, e logo escuto na sala dos
professores: Não adianta Ivone, fiz isso como você falou e não
adiantou nada.
Como
podemos compreender mudança de comportamento num estalar de dedos?
Eu
disse a uma professora, uma vez: Se tiver problemas com comportamento chame o
aluno para fora da sala com educação e fale olhando em seus olhos, com
sinceridade, sem jogo.
Ela
em menos de uma semana disse-me : Que tinha feito isso e nada adiantou, esqueci de lhe dizer :Também escute.
Todo
mundo quer resultados imediatos, ou seja, o aluno vai recuperar em uma semana
ou um mês, vai entender tudo apenas ouvindo o que a professora esta falando.
Isso
não existe!
Nós
somos gentes (seres) em construção tanto alunos como professores.
Todos
são agentes do saber.
Este saber se dá o tempo todo, vai a frente avança e retrocede e volta, circularmente
sempre.
Assim
é o saber, assim são as relações e elas não estão separadas dos saberes.
Ivone Gonçalves Extraído do livro A Dimensão da comunicação , continuando....( não editado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário