sábado, 30 de junho de 2012


A Situação Global
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e é causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

Seguindo a sugestão de Berenice Gehlen Adams com algumas adaptações pedi uma produção de texto escolhendo um dos seguintes temas: “Solidariedade “, “consumo consciente” ou   ” degradação ambiental.”                                                                            E enquanto faziam suas produções ouviam “O Sal da Terra”, de Beto Guedes,  como recurso de sensibilização:



Confesso gosto dos alunos.

Às vezes fico na sala dos professores pensando...
Vejo meus colegas de trabalho tão preocupados em provar que os alunos não aprendem por isso ou por aquilo.
Às vezes são rancorosos, às vezes até mesquinhos.
Por mais que eu fale outra linguagem, ou pense diferente, sinto que sou pouco ouvida ou entendida.
Na verdade as justificativas de todos é sempre a seriedade de um trabalho.
Pergunto-me o que é seriedade? Ser serio?
Ter obrigação de ensinar?
Se nisto consiste em esquecer o outro, esquecer o abraço, a ternura, a brincadeira.
Eu confesso gosto mesmo dos alunos.
Acho-os engraçados, estranhos e completamente malucos na construção de seus saberes.
Divirto-me, fico brava também, mas na maioria das vezes saio da escola rindo de algo que foi muito engraçado.
Cada dia tem uma historia diferente, uma novidade.
Às vezes, sou ouvida por alguém, daí acontece algo, e logo escuto na sala dos professores: Não adianta Ivone, fiz isso como você falou e não adiantou nada.
Como podemos compreender  mudança de comportamento num estalar de dedos?
Eu disse a uma professora, uma vez: Se tiver problemas com comportamento chame o aluno para fora da sala com educação e fale olhando em seus olhos, com sinceridade, sem jogo.
Ela em menos de uma semana disse-me : Que tinha feito isso e  nada adiantou, esqueci de lhe dizer :Também escute.
Todo mundo quer resultados imediatos, ou seja, o aluno vai recuperar em uma semana ou um mês, vai entender tudo apenas ouvindo o que a professora esta falando.
Isso não existe!
Nós somos gentes (seres) em construção tanto alunos como professores.
Todos são agentes do saber.
Este saber  se dá o tempo todo, vai a frente avança e retrocede e volta, circularmente sempre.
Assim é o saber, assim são as relações e elas não estão separadas dos saberes.


Ivone Gonçalves Extraído do livro A Dimensão da comunicação , continuando....( não editado) 







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