quarta-feira, 6 de junho de 2012

O movimento continuo




Com boa  vontade e inspiração,  resolvi junto  aos alunos , manifestarmos algo em comemoração ao dia do meio ambiente e  muito mais importante seria, mais uma vez , nos unirmos para um bem comum .Surgiu assim o projeto do dia do meio ambiente.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não e  uma coisa fácil, pois  devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escola.
A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
 Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.                                                             
Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e consequentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemo-nos disto.                                                                     O projeto dia do Meio Ambiente faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.


     OBJETIVO GERAL

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.




    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·                     Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
·                     Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
·                     Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.



Programação do dia 06 \06\2012

Abc da vida ..., de Berenice Adams, JOGRAL com os alunos do 6 ano turma A








 Cada aluno leu uma frase do texto relacionada com seu nome, formando um grande jogral .
 A professora de Artes  Ruth Medeiros ajudou na confecção das pastas . 

 O ABC da vida...
Berenice  Adams

Devemos amar e respeitar:
A     ÁRVORE que dá sombra, que dá frutos.
A     BALEIA que vive a nadar pelo mar.
A     CACHOEIRA que vive a vida a correr.
O     DINOSSAURO que viveu há milhões de anos atrás...
A     ECOLOGIA que é a ciência que estuda a vida.
A      FIGUEIRA que é uma árvore frondosa e faceira.
A     GIRAFA que é pescoçuda como uma  garrafa.
O     HIPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.
O     ÍNDIO que vive em aldeias na mata.
O     JACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.
A     LARANJA que guarda um suco saboroso.
O    MAR que é imenso e tem água salgada.
A    NATUREZA que nos encanta com sua beleza.
O    OZÔNIO que protege a Terra.
O    PLANETA que vive a vida a girar.
O    QUATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.
O    RIO que corre para o mar como quem vai se atrasar.
A    SELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.
A    TERRA que é o planeta em que vivemos.
O    UNIVERSO que é onde existem planetas, estrelas, asteróides.
O    VENTO que é o ar em movimento.
O     XAXIM que é planta que tem o tronco formado por raízes.
E     ZELAR  pelo nosso amado Planeta Terra.


Jogral :Carta da Terra para crianças  (alunos do sétimo ano turma A)






Fizemos um jogral com a Carta da Terra para crianças, enquanto eles liam,  no telão, aparecia  slides sobre a carta da Terra , lindo e emocionante

Carta da terra
1.Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família.
E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo
presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos.

2.Somos parte de um grande universo
Nesse universo, nosso planeta é cheio de vida, com muitas plantas, animais e pessoas.
Juntos, formamos uma única comunidade de vida,  dependemos uns dos outros para garantir nossa sobrevivência no planeta.

3.Infelizmente...
Existem guerras, pessoas que têm fome, que não têm casa, nem escola, que estão doentes e que não têm ajuda médica. Além disso, existem pessoas que fazem mau uso da água, da terra e do ar; que maltratam os animais, as planta se outras pessoas.

4 O que podemos fazer :
Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se
ajudarmos e respeitarmos os outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade !!
Além disso, pediremos um maior esforço por parte dos adultos: nossos pais, parentes e vizinhos para que se empenhem em construir um mundo melhor para todos: que
seja justo, sustentável, que respeite os direitos humanos, que preserve a natureza e defenda a idéia da paz.

Conheça os princípios da CARTA DA TERRA

1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas
- Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais e pessoas vivem (mesmo que lhe pareça estranho ou diferente);
- Peça que todos tenham proteção;
- Lute contra a matança indiscriminada de animais;
- Cuide das plantas ;

2. Sempre respeite estas três coisas:
- A vida de todo e qualquer ser vivo;
- Os direitos das pessoas;
- O bem estar de todos os seres vivos;

3. Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar...
E defenda a idéia de que todos têm direito a esses bens naturais.

4. Mantenha limpo o lugar onde você vive
- Economize água;
- Jogue o lixo no lixo;
- Procure manter todas as suas coisas em ordem;
- Separe o lixo seco do orgânico;
- Adote a idéia dos “três erres”:
Reduzir
Reutilizar
Reciclar

5. Aprenda mais sobre o lugar em que você vive
Sobre os seres vivos que fazem parte da sua comunidade e dos que vivem em outros lugares do planeta.
Conheça e valorize o lugar onde vive e compartilhe com outros o que você sabe.

6. Todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir a miséria
Procure desejar ter somente o que realmente precisa.
Aprenda a compartilhar o que tem e defenda sempre que:
- Todos devem ter o que necessitam para viver com dignidade;
- Todas as crianças devem ter acesso à escola;
- As pessoas necessitadas devem ser aquelas a quem nós devemos ajudar mais.

7. Todas as crianças são igualmente importantes
- Todas as crianças devem aprender e crescer juntas;
- As mulheres têm os mesmos direitos que os homens.

8. Sempre defenda a idéia de que qualquer criança:
- menino ou menina,
- de família rica ou pobre,
- negra, branca ou de qualquer outra cor,
- deste ou de outro país,
- que fale nossa língua ou não,
- cristã, muçulmana, de qualquer outra religião ou mesmo as que não têm religião...
... tenha comida, casa, família, escola, amigos, brinquedos,alegria e, se estiverem doentes, médico e medicamentos.

9. Diga sim à paz e não à guerra
- Procure viver em harmonia com todo mundo;
- Ajude as pessoas que estão a sua volta e ofereça a elas a sua amizade;
- Colabore para que mais pessoas apreciem as coisas boas e bonitas do nosso planeta;
- Cuide e ame as outras pessoas, animais e plantas: em casa, na escola e na sua comunidade ou cidade;
É preciso empenhar-se para que o Homem não faça guerras novamente, nem produza mais armas. Devemos nos esforçar para que haja paz em todo o mundo.
É preciso que todos se entendam e se ajudem mutuamente

10. Estude, dando especial atenção para aquelas coisas que o ajudarão a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta.
- Quanto melhor se educar, melhor saberá viver;
- Utilize os meios de comunicação para lhe ajudar a compreender as dificuldades e problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam;
- Estude com maior interesse os assuntos que lhe ajudem a ser uma pessoa melhor e a buscar alternativas para tornar o mundo um lugar melhor de se viver.

RESUMINDO:
Nós, os seres humanos, devemos preservar e melhorar o mundo em que vivemos. Por isso, devemos viver de uma maneira nova, usando as boas coisas que já temos hoje.
As pessoas de outros países, línguas, costumes e religiões podem nos ajudar. Assim poderemos conhecer novos modos de viver e tratar outras pessoas.
Nos empenharemos para superar as situações difíceis.
Se nos unirmos, melhoraremos muito o mundo, porque todos nós somos úteis e podemos ajudar uns aos outros.
Faremos estes esforços para que digam de nós: “Eles querem viver de outra forma”, “ Eles estão se empenhando em viver em paz” e “Eles acreditam que um outro mundo é
possível”.


CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS
Esta é uma versão especial para as crianças, elaborada com a intenção de fazer germinar a idéia de que um outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor.

Peca sobre a Água – Alunos do sexto ano turma B






1ª Personagem — Uma menina representando a Água ( Gabriela)
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista – ( Raissa)

FALA:
— É amiga Água, tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam. Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol- (Luiza)

FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem sequer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
- Eu tenho que estar nas plantas e nos animais, para sair em vapor
- Tenho que subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desça de lá como chuva. Ah, como é gostosa essa brincadeira, traz vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
Musica: Todos os alunos




Planeta Água

Sandy e Junior

Por mais que eu tente colocar fotos, organizar e contar parte do que acontece, ainda e pequeno diante da imensidão do que e a vida escola.
Minha gratidão a todos e  principalmente minha coordenadora Magda .

Ivone Gonçalves 






















Um comentário:

  1. Ivone, parabéns por suas iniciativas sempre voltadas a melhora de nossos cuidados com mundo em que vivemos!
    bjs

    ResponderExcluir