Verificação de aprendizagem
1)Construa uma Mandala do Conhecimento utilizando todas as palavras
da tabela abaixo:
CARTA DA TERRA
|
VIDA
|
SUSTENTABILIDADE
|
RESPONSABILIDADE
|
SOLIDARIEDADE
|
AMBIENTE
|
AMOR
|
RESPEITO
|
RECICLAGEM
|
POLUIÇÃO
|
PRESERVAÇÃO
|
ÁGUA
|
POBREZA
|
COLABORAÇÃO
|
CADEIA ALIMENTAR
|
EXTINÇÃO
|
PAZ
|
VIOLENCIA
|
TERRA
|
SERES VIVOS
|
MEIO
AMBIENTE
|
Ação
CORRETA
|
VALORES HUMANOS
|
ANIMAIS
|
PLANTAS
|
Por que mapas
conceituais?
A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador e navegador norte-americano Joseph Novak,
com vistas à facilitar a administração, ao nível de Comando e Estado Maior, de
uma companhia de navegação. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta administrativa,
para organizar e representar oconhecimento,
de forma geral, sendo basicamente um aperfeiçoamento do conhecido organograma,
somente que, bastante, e muito detalhado, com fins de ser utilizado em trabalho
de equipe e/ou em colegiado.
O então chamado mapa
conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel
Mapas conceituais são organizações do
pensamento lógico/criativo, segundo minhas próprias experiências e observações.
Na
construção dos Mapas Conceituais a pessoa faz uma regravação ou revisão funcional
e única de como um determinado conceito ou um assunto é percebido por ela. O
cérebro grava por comparação interna com experiências já adquiridas sobre um
determinado assunto. Esta gravação se dá de forma não linear como são os textos
e livros.
As associações entre um assunto a outro assunto
ou experiências pessoais sobre determinado assunto que dão significado (
sentido /lógica) as palavras. É nestas
associações e na inserção de novos conceitos que se encontra o aprendizado.
A lacuna educacional vem aumentando ano após ano,
além de nós profissionais da educação perdemos o contato com nossos alunos, também
insistimos em aumentar a leitura e a escrita para resgate da escola.
Este é a meu ver o mais profundo equivoco da
escola.
O caminho é o contrário.
Estas crianças que nos chega hoje vêm com seu campo
visual bombardeado com linguagem rápida dada pela TV e pela internet,
praticamente não entende um sistema que se baseia na escrita e leitura.
Seu cérebro não grava, pois não tem campo
visual trabalhado na escola, muito menos
lógico e nem mesmo de raciocínio rápido.
Fora da escola o pensamento é cada vez mais
lógico e rápido.
Entendo que Mapas Conceituais, é ferramenta que
mais se aproxima desta realidade de hoje, deste novo aluno .
Além de aproximar o aluno dele mesmo fazendo-o
pensar e não apenas executar tarefas.
Estes alunos novos ( índicos e cristais ou
geração Y) não vêem o mundo como nós, pois seu hemisfério direito é mais
desenvolvido, ao contrario de nós que temos o esquerdo mais desenvolvido .
Nós ensinamos tijolo por tijolo para o aluno
conhecer o castelo.
Estes novos alunos só conseguem entender o
tijolo é a partir do castelo inteiro.
Nós mostramos um mundo, imagens e fotografias
em plano, os novos alunos vêm no tridimensional
em seus jogos de computador, portanto, a
reforma na sala de aula passou do tempo e da urgência.
Independente de ter um programa de computador
os MC podem ser construindo de diversas formas , usando a velha lousa ou de
forma lúdica como um jogo de palavras .
A ferramenta independe de muitos recursos.
Ivone Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário