sábado, 30 de junho de 2012

Fechando o semestre

Apresentamos Mandalas do conhecimento


Verificação  de aprendizagem
1)Construa uma Mandala do Conhecimento utilizando todas as palavras da tabela abaixo:
CARTA DA TERRA
VIDA
SUSTENTABILIDADE
RESPONSABILIDADE
SOLIDARIEDADE
AMBIENTE
AMOR
RESPEITO
RECICLAGEM
POLUIÇÃO
PRESERVAÇÃO
ÁGUA
POBREZA
COLABORAÇÃO
CADEIA ALIMENTAR
EXTINÇÃO
PAZ
VIOLENCIA
TERRA
SERES VIVOS
MEIO
AMBIENTE
Ação
CORRETA
VALORES HUMANOS
ANIMAIS
PLANTAS





Por que mapas conceituais?

A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador e navegador norte-americano Joseph Novak, com vistas à facilitar a administração, ao nível de Comando e Estado Maior, de uma companhia de navegação. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta administrativa, para organizar e representar oconhecimento, de forma geral, sendo basicamente um aperfeiçoamento do conhecido organograma, somente que, bastante, e muito detalhado, com fins de ser utilizado em trabalho de equipe e/ou em colegiado.
O então chamado mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel

Mapas conceituais são organizações do pensamento lógico/criativo, segundo minhas próprias experiências e observações.
 Na construção dos Mapas Conceituais a pessoa faz uma regravação ou revisão funcional e única de como um determinado conceito ou um assunto é percebido por ela. O cérebro grava por comparação interna com experiências já adquiridas sobre um determinado assunto. Esta gravação se dá de forma não linear como são os textos e livros.
As associações entre um assunto a outro assunto ou experiências pessoais sobre determinado assunto que dão significado ( sentido /lógica)  as palavras. É nestas associações e na inserção de novos conceitos que se encontra o aprendizado.
A lacuna educacional vem aumentando ano após ano, além de nós profissionais da educação perdemos o contato com nossos alunos, também insistimos em aumentar a leitura e a escrita para resgate da escola.
Este é a meu ver o mais profundo equivoco da escola.
O caminho é o contrário.
Estas crianças que nos chega hoje vêm com seu campo visual bombardeado com linguagem rápida dada pela TV e pela internet, praticamente não entende um sistema que se baseia na escrita e leitura.
Seu cérebro não grava, pois não tem campo visual  trabalhado na escola, muito menos lógico e nem mesmo de raciocínio rápido.
Fora da escola o pensamento é cada vez mais lógico e rápido.
Entendo que Mapas Conceituais, é ferramenta que mais se aproxima desta realidade de hoje, deste novo aluno .
Além de aproximar o aluno dele mesmo fazendo-o pensar e não apenas executar tarefas.
Estes alunos novos ( índicos e cristais ou geração Y) não vêem o mundo como nós, pois seu hemisfério direito é mais desenvolvido, ao contrario de nós que temos o esquerdo mais desenvolvido .
Nós ensinamos tijolo por tijolo para o aluno conhecer o castelo.
Estes novos alunos só conseguem entender o tijolo é a partir do castelo inteiro.
Nós mostramos um mundo, imagens e fotografias em plano, os  novos alunos vêm no tridimensional em seus jogos de computador, portanto,  a reforma na sala de aula passou do tempo e da urgência.
Independente de ter um programa de computador os MC podem ser construindo de diversas formas , usando a velha lousa ou de forma lúdica como um jogo de palavras .
A ferramenta independe de muitos recursos.


Ivone Gonçalves




Nenhum comentário:

Postar um comentário