quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sabedoria

  
Não estou aqui para ensinar missa ao vigário. Mas, um olhar profundo e reflexivo em cada experiência vivida é de vital importância para a formação inteira e integral do ser. Sem a profundidade e a reflexão em nós pouco podemos fazer, ou mudar, pois tudo fica e ficará eternamente igual. A escola será sempre um lugar de agonia e sofrimento, tanto para os professores quanto para os alunos.

Expressões ainda usadas neste século demonstram isso. Por exemplo: Vamos expulsar ou punir este menino para servir de exemplo. Acredito que esta expressão deve ter sido usada desde a escravidão onde se torturava uns para impor medo e obediência a outros.

Todo aluno que sai da escola, porque a escola “o rejeitou” é um ser humano sem valor e auto estima, um possível problema para a sociedade .Não posso  negar aqui a co-responsabilidade da escola  com a violência que existente hoje.

Quando digo humano, digo no sentido literal, alguém com alma, com um corpo, alguém merecedor de todas as honras. Não consigo imaginar alguém na Terra que não mereça todas as honras como filho de Deus. Como herdeiros do Reino do Céu. Um céu de pessoas livres, vivendo a plenitude de suas almas, de suas essenciais e que suas diferenças completam o todo.

Cada um é especial em alguma coisa, cada um é único, e filho de Deus. Abstermos do julgamento de certo e errado é essencial, pois todo julgamento tem a premissa humana de uma receita de sociedade “ideal” que nem sempre é justa. A justiça ou qualquer coisa similar a ela esta além e acima de nós.

Cabe a escola entender, de uma vez por todas, a grandiosidade de seu papel como agente da transformação de almas. O aluno é um ser humano e nele esta contida a bagagem de seu habitat, e isso nem sempre é leve.

Olhar atrás da cortina da experiência trás à luz a verdade. Olhar sem refletir sem atravessar a sombra das “bagagens” humanas é perder uma vida, um humano.

Huliel



Nenhum comentário:

Postar um comentário