sábado, 11 de junho de 2011

Manifesto Educação 3000





1. Considerando


As mudanças rápidas e massivas que estão ocorrendo com todas as crianças de hoje, mudanças que observamos no âmbito físico, fisiológico, emocional, cognitivo, de conduta, ético e espiritual.
A necessidade de adequar a educação atual às capacidades das crianças e dos jovens de hoje, tanto em sua forma de aprender, como em seu modo de ser, perceber e interiorizar o mundo.
A necessidade de que as mães, os pais e os docentes vivam a educação com bem-estar, paz e harmonia, bem como de melhorar a qualidade da vida no lar, na escola e na sociedade.
As aspirações globais atuais com relação à co-construção de uma nova humanidade mais humanitária, solidária e multicultural.
Os novos paradigmas que incidem em todos os âmbitos do desenvolvimento humano.

2. Manifestamos

Que queremos, todos juntos, impulsionar uma nova educação que responda aos parâmetros expostos anteriormente.
Que desejamos colaborar ativamente para uma nova educação que seja baseada nas crianças e jovens, e em suas necessidades atuais.
Que pretendemos co-construir agora, e cada um de onde estiver, um ambiente educativo apropriado, assim como ferramentas e propósitos para uma nova educação.
Que nos comprometemos a atender os aspectos afetivos e emocionais das crianças, dos jovens e de si mesmo, como base fundamental de todo o processo de crescimento.
Que vamos difundir o acima exposto e criar uma maior consciência global no planeta.


3. Convidamos

3.1 Aos Estados, Nações, Ministérios de Educação e Organismos Internacionais comprometidos com a infância, a juventude e o desenvolvimento humano, às ONG’s, Instituições, Associações, Coletivos e a toda a população mundial

3.1.1 A somar-se e a atender de forma harmoniosa, dentro de seus âmbitos de influência, às mudanças que uma nova educação requer, apoiando, assim, o futuro de seus respectivos países e do planeta..

3.1.2 A considerar e priorizar em todas as áreas (educativa, sanitária, social, esportiva, tecnológica, ambiental...) a todas as crianças e jovens de hoje e aos que estão por vir.

3.1.3 A fomentar e instrumentar os quatro pilares da educação expostos no informe à UNESCO pela Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

3.1.4 A apoiar investigações multidisciplinares e desenvolver ferramentas alternativas e complementares para o desenvolvimento integral do ser.

3.1.5 A reconhecer que o direito à educação começa no período pré-natal e continua durante todo o ciclo vital.

3.1.6 A implantar um marco legal flexível que reconheça às famílias e aos educadores a liberdade de criar escolas-centros experimentais e a levar a cabo outras iniciativas educativas alternativas, oferencendo-lhes o apoio necessário.

3.2. Aos produtores e meios de comunicação

3.2.1 A comunicar e a transmitir as novas características e necessiades das crianças e jovens de hoje, assim como as ferramentas educativas a eles vinculadas.

3.2.2 A produzir, promover e difundir programas, produtos e materiais que apoiem tudo o que foi anteriormente manifestado e que gerem maior consciência.


4. Desejamos que o maior número de pessoas, associações, instituições e governos assinem este Manifesto e que o apoiem ativamente

Para nós mesmos

Para as crianças

Para a nova humanidade

Para o planeta


Manifesto redigido por cidadãos do mundo, todos juntos, durante o Encontro Internacional do enlace mundial para uma nova educação que teve lugar na Argentina em 3 de agosto de 2008, organizado por Pedagooogia 3000, Adhyayana22-educando-nos com consciência, e Asiri (na ocasião firmado inicialmente por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Espanha, Catalunha, França, México e Perú) e lançado simultáneamente para o mundo todo em 8 de agosto de 2008.

http://www.pedagooogia3000.info/web/html/web_portugues.htm

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