sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A mestra


 

Certa vez em visita há padaria de uma querida amiga, onde ela é a proprietária e do lado de fora do balcão, na parte conhecida como bar. Eu e ela conversávamos sobre a vida.
Esta minha amiga havia sido internada em um hospital psiquiátrico por surto psicótico caudado pelo excesso de drogas, depois desta internação de três meses, passou mais três meses em clinica de recuperação, e a partir deste momento, começou a viver uma nova realidade dentro de uma reabilitação social , emocional , física e financeira, coisa nem um pouco fácil.Contava entusiasmada de suas peripécias dentro de sua reabilitação, havia um brilho único em seu olhar, uma vivacidade infantil até, eu a amava e ainda há amo por sua força de transmutação.
Junto a este balcão encostou um ser que posso chamar de (mendigo) de tão em farrapos que estava e completamente entregue a sua condição miserável de dependência química.
Pediu a minha amiga um café, sem ter que pagar, pedindo como esmola. Ela num ato de bondade pega o copo e serve-lhe um café e ali ficamos os três. Como ele estava próximo a mim aquilo começou a me incomodar, fiz um sinal para que saíssemos dali, fazendo uma referência  nada amistosa dele.
Ela olhou-me e disse:
Olhe para ele, precisa de ajuda, esta em sofrimento interno sua aparência é a representação de seu sofrimento. Não é diferente de mim, estava assim, minha condição social não me permitiu ficar nestas condições , somos iguais ele e eu. Tenha compaixão.Foi um soco da boca do estômago, aprendi imediatamente o que é ver alma.
Tinha paciência e amor com ela e nem se quer podia ficar próximo a ele.
Conhecimento é aquilo que adquirimos ao ler algo, sabedoria é a soma do que lemos pelo intelecto e experienciamos em nossas vidas.
Nossas experiências nos tornam Mestres em nossas vidas, são elas as válvulas libertadoras de todos os equívocos da mente.
Esta minha amiga através de sua experiência pode além entender vivificar o que é compaixão.
Nossas experiências são grandes alicerces evolucionais, é nelas que encontramos a luz, a sabedoria.
O conhecimento é fonte do intelecto, a sabedoria é a soma do intelecto e da experiência vivida, o sentir sobre um assunto.
Nos povos antigos da mata os (Índios) sabem e carregam em sua cultura, o respeito e a sabedoria do mais velho , pois para eles o mais velho tem maior experiência na Terra portanto mais sabedoria.
Cabe e nós aceitar a sabedoria adquirida com a experiência de cada um, transforma-la se necessário com nossas experiências e nunca com nossos discursos intelectuais.

Extraído do livro Dimensão da Comunicação 

Huliel

Um comentário:

  1. Nossa!!! Me arrepiei com a história... me fez passar um filme na cabeça em fração de segundos (...) Muito bonita a forma como você abordou a passagem da vida desta amiga tão especial, tão querida, que eu tanto amo...

    Adorei!!!

    Beijos de luz,
    Dani

    ResponderExcluir