quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Hino Nacional


 

Acho tão engraçado quando na escola obrigamos os alunos a ficarem numa posição respeitosa como o exército em posição de descanso para cantar.
A última vez que participei disso, fiquei observando-os e tive vontade de rir no meio do nosso Hino Nacional.
O professor por uma proposta única e exclusiva sua, pediu autorização para a direção da escola e a partir de um determinado dia e hora da semana os alunos cantariam o Hino nacional.
Cabe aqui uma colocação. Não há nada de errado em cantar o Hino Nacional evidentemente, mas a forma como se conduz a coisa na escola é para lá de engraçado.
Estou lá com uma sala quando fui avisada que deveria ir com os alunos em fila ao pátio da escola.
Lá fomos. Como eu era nova na escola não sabia onde era o lugar que deveria posicionar a fila dos meus alunos. Acabei colocando-os no lugar “errado” pela ordem.
Assim que percebi, pedi que se locomovessem daí eles foram assim bem tumultuados e barulhentos para o local “certo”, sabe como são as caixinhas.
O professor em questão estava lá de pé com uma caixa de som, microfone e CD.
Todos os alunos estavam em fila com seus respectivos professores.
O professor começou com suas ordens chamando atenção, pois não iria admitir (palavras dele) a bagunça.
Senti-me no exército.
Senti-me sendo obrigada a participar de algo que nem se quer fui perguntada se queira ou aceitava.
Imagino os alunos.
Não acho que devemos falar com alunos como se nós professores, fossemos generais e eles soldados.Depois de um sermão sobre comportamento e regras começou a tocar o CD.
Fiquei ali, mesmo contra, colaborando com tudo.
Observei as caras dos alunos.
Vocês podem imaginar ventríloquos.
Eles não tinham nenhuma expressão, percebi também que muitos mexiam com suas bocas fazendo de conta que estavam cantando.
Um deles mais desafiadores ficou de costas em um dos pilares da escola, em posição de protesto, com sua boca fechada.
Os professores o condenaram.
Quase colocou sua vida escolar em risco.
Pergunto-me, que realmente estaríamos ensinando ali?
Sermos patriotas?
A obedecer sem saber por quê?
Os alunos foram definitivamente obrigados a cantar, ou pelo menos fazer de conta.
Para que?
Por que a escola resolveu que aquilo era o certo para eles.
Eu sei que devemos ensinar e cantar todos juntos o Hino Nacional.
Mas também sei que podemos trabalhar em conjunto com os alunos. Falo em dividir há responsabilidade com eles, ou seja, abrir espaço dentro das escolas para conhecer , cantar , e falar sobre o Hino Nacional ,programar e combinar todos juntos.
Dá mais trabalho, porque requer um compromisso com o professor e sua função, requer acertos mais uma vez na arte de se comunicar.
E isto se torna difícil, pois os professores em sua maioria não querem.
Querem mandar e o outro obedecer sem questionar.
Então ,sempre ficamos lá pagando este mico fazendo de conta que estamos cantando ou ensinando algo.

Extraído do livro "Dimensão da comunicação 2

Huliel

Nenhum comentário:

Postar um comentário