sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Falando sobre o livro DIMENSÃO DA COMUNICAÇÃO


Geralmente, os educadores recebem um programa de como deve agir dentro de uma sala de aula, até mesmo com os assuntos que deverão ser abordados , mas esquecem que uma escola, vai além de um monólogo, onde o professor fala e o aluno é “obrigado” a escutar e aprender, seja lá de que forma for.
Com a leitura do livro “Dimensão da Comunicação” de Ivone Gonçalves, pude perceber que o trabalho que ela desenvolveu com os alunos “problemáticos” foi um caminho simples, pois ela simplesmente usou o amor, respeito, carinho e atenção.
Ela conseguiu enxergar não só o aluno, mas o ser humano como um todo.
Muitas vezes, o aluno sai de casa com problemas, e ao chegar na escola, quer exprimir toda sua ira, colocar para fora todos seus ressentimentos.
A Direção da escola, ao invés de ajudá-lo com uma comunicação clara, aberta, faz o contrário, dita regras, grita, puni quem já está punido pela vida.
Fazer o aluno se interessar pela aula com o método da Ivone, usando o mapa conceitual, fez com que ele pensasse melhor no objeto de estudo e dando conceitos através do seu entendimento.
O aluno tem que participar, mesmo que não saiba ler ou escrever, ele é capaz de se comunicar sim. Não é só a leitura que transmite o que o outro acha ou sente, mas a expressão de um gesto, de um olhar até mesmo de um som.
Achei realmente muito interessante o livro, e pude perceber que todos nós somos capazes de mudar o outro de forma digna e real. Não é preciso humilhá-lo para mostrarmos que ele está errado ou fora de uma conduta “normal”, mas sim, tratá-lo com muito amor e demonstrar de forma verdadeira do quanto ele é importante para a escola e que ele é capaz de fazer o melhor e da forma que ele souber fazer, nunca deixando de expressar sua real opinião.
Uma música nos faz lembrar um momento de nossas vidas, um cheiro de um perfume nos leva a alguém ou algum lugar, e isso é uma comunicação também.
Mudar os parâmetros educacionais, a forma arcaica de alguns professores que usam a punição como método de disciplinar um aluno, tem que ser revisto urgente. E foi exatamente isso que Ivone fez, mesmo ter se sentido frustrada algumas vezes, não pelos alunos, mas pelos próprios colegas de profissão, mesmo ter sido taxada como “louca”, ela conseguiu transformar seu ideal em real. Espero de coração que todos da área educacional repensem seus conceitos e ações e mudem sua forma de transmitir seus ensinamentos, pois o aluno/educador só cresce e aprende cada vez mais, mas isso tem que ser para os dois, pois a verdadeira comunicação útil tem haver com os dois lados e não existe diálogo com apenas uma opinião.


depoimento anônimo

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